Soprano Adélia Issa abre ‘Puertas’ para temas inspirados pela literatura


Em 2015, o compositor brasileiro Jorge Antunes compôs Solitária noite, tema inspirado pela obra do poeta português Manuel Maria de Barbosa l’Hedois du Bocage (1765 – 1805), cujo nascimento completava então 250 anos sem as devidas celebrações nos países unidos pela lusofonia. Já o compositor Antonio Ribeiro, também brasileiro, optou por entrar no universo da poeta paulista Hilda Hilst (1930 – 2004) ao criar o tema Cantares de Hilda.


Não por acaso, os dois temas figuram no repertório de Puertas, álbum lançado pelo Selo Sesc em que a cantora lírica paulista Adélia Issa dá voz de soprano, com o toque virtuoso do violão do conterrâneo Edelton Gloeden, a temas inspirados pela poesia e pela dramaturgia de vários países. Disco batizado com o nome do tema do compositor uruguaio Eduardo Fernández, Puertas alinha canções de câmara compostas originalmente para o formato de voz & violão, com a particularidade de terem sido escritas a partir de textos da literatura brasileira e universal. São canções de forte teatralidade realçada pela voz de Adélia Issa.


O repertório de Puertas foge do universo habitual dos discos de música de concerto. Um dos destaques é a suíte Seis Canciones de Federico García Lorca Op.8, criada pelo compositor irlandês Denis Apvlor (1916 – 2004) em seis movimentos – La guitarra, La niña del bello rostro (Arbolé, arbolé), Canción de Janete, Pueblo, Virgen com Miriñaqye (Paso) e Raíz amarga – inspirados na obra do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898 – 1936).


Assim como Lorca, o bardo inglês William Shakespeare (1564 – 1866) serviu de inspiração para o compositor galês Stephen Goss criar Songs of Opheliacom base em cena do quarto ato da peça Hamlet (1609), uma das obras-primas do dramaturgo.


Pelo tom inusitado e poético do repertório erudito selecionado pelo duo formado por Adélia com Gloeden, o álbum Puertas tem potencial para atrair consumidores e admiradores além do universo da música de câmara.


(Créditos das imagens: Adélia Issa e Edelton Gloeden em foto de divulgação de Matheus José Maria. Capa do álbum Puertas)

Deixe uma resposta