Itiberê festeja 40 anos com Hermeto em disco com orquestra da Finlândia


Em 1977, o baixista, compositor e arranjador paulista Itiberê Zwarg tinha somente 27 anos quando ingressou no grupo do músico alagoano Hermeto Pascoal. Itiberê nunca mais saiu da banda do Bruxo. Lançado no Brasil neste mês de dezembro de 2017 pela gravadora Biscoito Fino, o álbum Universal Music Orchestra – Itiberê Zwarg & UMO feat. Hermeto Pascoal (2016) celebra os 40 anos de sintonia sonora entre os dois virtuoses brasileiros.


A festa é feita com o toque da UMO Jazz Orchestra, big-band da Finlândia que, na época da gravação do disco, em 2015, completava 40 anos em cena, já que tinha sido fundada em 1975. A origem do álbum é o show feito por Itiberê com a UMO em agosto de 2015 no Helsinki Festival, na capital finlandesa. Músicas compostas e arranjadas pelo artista – como Acordando, Pimenta da braba, Realejo e Tem mico no quintal – são reapresentadas com o toque da UMO Jazz Orchestra, regida pelo próprio Itiberê.


A base do disco produzido por Thomas Noreila é a apresentação no festival, mas três dias de gravações adicionais em estúdio de Helsinki deram a forma definitiva ao álbum no qual Hermeto tem presença destacada, fazendo solo de escaleta em De lá pra cá e em Comichão, recheando Pastel & caldo de cana com piano e percutindo copos em No melhor da festa.


De certa forma, o álbum Universal Music Orchestra – Itiberê Zwarg & UMO feat. Hermeto Pascoal é uma festa de Itiberê Zwarg com Hermeto Pascoal na qual a UMO Jazz Orchestra entra como convidada especial do início ao fim da celebração.


(Crédito da imagem: capa do Universal Music Orchestra – Itiberê Zwarg & UMO feat. Hermeto Pascoal. Itiberê Zwarg em foto de Felipe Godoi)

Deixe uma resposta