Quarteto Carlos Gomes lança CD com obras de compositores românticos


Na sequência do álbum editado em 2016 com registros de obras do compositor, pianista e regente cearense Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), o Quarteto de Cordas lança o segundo disco. Editado pelo mesmo Selo Sesc que distribuiu o CD de 2016, o segundo álbum do quarteto de cordas – formado há quatro anos a partir de convite feito por Cláudio Cruz (violino) e Alceu Reis (violoncelo) a Adonhiran Reis (violino) e Gabriel Marin (viola) – chega ao mercado fonográfico neste mês de outubro de 2017 com gravações de três obras de três compositores eruditos de sobressalente estilo romântico.


De Antonio Carlos Gomes (1836 – 1896), compositor paulista que dá nome ao quarteto, o álbum registra Sonata para cordas (1894). De Alexandre Levy (1864 – 1892), compositor, pianista e maestro paulista que foi um dos precursores da estética nacionalista brasileira, o Carlos Gomes toca a peça intitulada Quarteto (1885). Por fim, de Glauco Velásquez (1884 – 1914), compositor italiano que veio para o Brasil com 11 anos de idade, o disco registra outra peça também nomeada Quarteto (1910) e ouvida na primeira gravação, fruto da descoberta da partitura manuscrita, encontrada pelo Quarteto Carlos Gomes na biblioteca da escola de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Cada uma das três peças do álbum Carlos Gomes, Alexandre Levy e Glauco Velásquez é dividida em quatro movimentos.


(Créditos da imagens: Quarteto Carlos Gomes em foto de divulgação. Capa do álbum Carlos Gomes, Alexandre Levy e Glauco Velásquez)

Deixe uma resposta