‘Tanto faz’ reitera grande momento de Tim Bernardes como compositor


Gravado com teor mais baixo de experimentação, o terceiro álbum do trio paulistano O Terno – Melhor do que parece (2016), um dos grandes discos do ano passado – evidenciou o talento de Tim Bernardes como compositor. Inspiração confirmada recentemente pela audição do terceiro álbum de Paulo Miklos, A gente mora no agora (2017), cujo repertório inclui duas músicas da lavra do artista paulistano. Por isso mesmo, soa natural a notícia de que Tim Bernardes inicia carreira fonográfica solo com a edição de álbum, Recomeçar, programado para ser lançado em setembro deste ano de 2017 pelo selo Risco.


Sem sair d’O Terno, trio que forma com Gabriel Basile (bateria e percussão) e Guilherme d’Almeida (baixo), Bernardes passa a promover paralelamente a obra individual e lança hoje, 29 de agosto, a primeira música desse álbum solo Recomeçar. Uma das 13 músicas que compõem o repertório inédito e autoral do álbum, Tanto faz reitera o grande momento do compositor e sinaliza um grande disco solo de Tim Bernardes em gravação que tem o toque do artista no violão de aço, no surdo e no arranjo das cordas do violino de Felipe Pacheco Ventura.


Composta somente por Bernardes, Tanto faz chega ao universo pop em forma de videoclipe dirigido e roteirizado pelo artista em parceria com Gabriel Rolim. No clipe filmado em plano sequência, vê-se um lyric video analógico formatado a partir da projeção de slides com fotos e a letra dessa bonita canção que parece ter versos de caráter político. Mas tudo pode ser ainda melhor do que parece. “Sozinha, essa música Tanto faz tem um sentido que pode ser mais paro lado político, mas, no conjunto do álbum, ela pode dar a ideia de relacionamento”, contextualiza Tim Bernardes. Eis a letra de Tanto faz:


Tanto faz

(Tim Bernardes)

Tanto faz

Quem saiu, quem entrou

Tanto faz

De que lado ficou

Tanto faz

Eu vou sempre perder

Eu, rapaz

Sou você, somos nós

Tanto faz

Se está mal ou pior

Quem tem mais

É que tem o poder

De narrar

Como a história irá se contar

E ninguém é capaz de opinar se ouvir só um lado

E se olhando com calma o buraco está bem mais embaixo

Vai ter copa, vai ter carnaval, mas continua errado

Nada é justo ou injusto se não há justiça de fato

Tanto faz, tanto faz


(Crédito da imagem: Tim Bernardes em foto extraída do clipe da canção Tanto faz)

Deixe uma resposta