Sai no Brasil disco ao vivo com tributo de Morelenbaum a Jobim na Itália


Na noite de 15 de novembro de 2014, o violoncelista Jaques Morelenbaum, a cantora Paula Morelenbaum e o CelloSam3a Trio – formado pelo próprio Jaques com o violonista Lula Galvão e o baterista Rafael Barata – subiram ao palco do Teatro Verdi, na cidade italiana de Padova, para fazer show em tributo a Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994). O espetáculo fazia parte do Omaggio a Jobim que pautou a 17ª edição do Padova Jazz Festival, dedica a celebrar o soberano compositor e maestro carioca dez anos após a morte de Jobim.

Com a autoridade de quem havia integrado a Banda Nova, com a qual o homenageado correra mundo na última década de vida do artista, Jaques Morelenbaum e Paula Morelenbaum rebobinaram no roteiro 15 músicas do cancioneiro de Jobim. Gravado ao vivo, o show virou disco, Live in Italia – Omaggio a Jobim, que chega ao mercado fonográfico do Brasil neste mês de agosto de 2017, através da gravadora Biscoito Fino, a tempo de se juntar às homenagens pelos 90 anos de nascimento do maestro, festejados desde janeiro.


Entre números instrumentais, casos de Brigas nunca mais (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1959) e de Modinha (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958), Paula Morelenbaum dá voz a composições de fama mundial como Desafinado (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1959), Corcovado (Antonio Carlos Jobim, 1960) e Águas de março (Antonio Carlos Jobim, 1972).


As músicas em si já faziam parte dos roteiros habituais dos shows de Jaques e Paula. O ar de novidade fica por conta do toque do CelloSam3a Trio, no qual o violoncelo de Jaques interage vigorosamente (fora do tom lírico normalmente associado ao instrumento) com o violão de Lula Galvão e com a bateria de Rafael Barata, criando nova teia harmônica para temas como o Samba de uma nota só (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1959).


(Crédito da imagem: capa do álbum Live in Italia – Omaggio a Jobim, de Jaques Morelenbaum e Paulo Morelenbaum com CelloSam3a Trio)

Deixe uma resposta