Capa de LP com o primeiro show solo de Zé Ramalho expõe cartaz da época


O LP com registros de oito números do primeiro show solo de Zé Ramalho, Atlântida, reproduz na capa o cartaz criado pelo artista plástico Raul Córdula para promover as três apresentações realizadas no Teatro Santa Roza, em João Pessoa (PB). Fabricado em vinil de 180 gramas, o álbum chega ao mercado fonográfico neste mês de julho de 2017 com capa dupla e encarte com as letras das músicas, além de textos nas contracapas internas sobre o início da carreira solo do cantor, compositor e músico paraibano, iniciada após Ramalho ter integrado bandas do universo pop nordestino como Os Quatro Loucos e The Gentlemen.


Estes mesmos oito números do show Atlântida já foram apresentados no CD duplo Zé Ramalho da Paraíba, lançado em 2008 pelo mesmo selo Discobertas que ora edita o LP. Na ficha técnica desse CD, a apresentação do show Atlântida foi creditada a 1973. Com a edição do LP, há a informação de que o show teria sido feito em 1974 (há relatos na web de que teria sido apresentado em maio de 1974). Mas a data exata permanece incerta.


O fato é que, neste seminal show Atlântida, Ramalho se apresentou munido de voz e guitarra (base) ao lado de músicos como Jarbas Mariz (percussão), Josué (guitarra solo), Paulo Batera (bateria) e Wallace (baixo), integrantes da efêmera banda intitulada Filhos de Jacó. Foi nesse show de clima roqueiro que o artista apresentou Táxi lunar (parceria com os pernambucanos Alceu Valença e Geraldo Azevedo que se tornaria um hit dos autores ao longo dos últimos 40 anos) entre músicas de exclusiva autoria do artista como Brejo do Cruz, Jacarepaguá blues, Luciela, Paraíba hospitaleira e Terremotos.


Fora do trilho autoral, há as músicas Puxa-puxa (Cleodato Porto e Carlos Aranha) e Quanto é grande o autor da natureza (Zé Vicente da Paraíba e Passarinho do Norte). Eis, na disposição do LP, as oito músicas do álbum Atlântida:


Lado A

1. Táxi lunar (Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença)

2. Jacarepaguá blues (Zé Ramalho)

3. Quanto é grande o autor da natureza (Zé Vicente da Paraíba e Passarinho do Norte)



Lado B

1. Brejo do Cruz (Zé Ramalho)

2. Puxa-puxa (Cleodato Porto e Carlos Aranha)

3. Luciela (Zé Ramalho)

4. Paraíba hospitaleira (Zé Ramalho)

5. Terremotos (Zé Ramalho)


(Crédito da imagem: capa do LP Atlântida, de Zé Ramalho)

Deixe uma resposta