Artistas celebram os 80 anos de vida de Menescal em gravação no Rio


A serem festejados em outubro deste ano de 2017, os 80 anos de vida de Roberto Menescal já geram tributos musicais e literários. Autor de cancioneiro que é uma das mais perfeitas traduções do clima carioca da Bossa Nova, o compositor e músico capixaba gravou esta semana um show com convidados – Jorge Vercillo, Joyce Moreno, Marcos Valle, Moska, Ney Matogrosso, Wanda Sá, Zé Renato, Zélia Duncan, entre outros – que vai ser exibido em outubro pelo Canal Brasil antes de ser editado em DVD.


Os números musicais foram captados anteontem e ontem, 4 e 5 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), cidade natal de clássicos como Rio (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, 1963) e Você (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, 1964), ainda que casual e curiosamente o maior deles, O barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, 1961), tenha nascido nas águas do litoral fluminense, entre as cidades de Arraial do Cabo (RJ) e Cabo Frio (RJ).


Nascido em 25 de outubro de 1937, o artista também vai ter a obra celebrada em biografia – Roberto Menescal – Um arquiteto musical, escrita pela prima Claudia Menescal e prevista para ser editada pela Sonora Editora – e em ainda disco inédito dedicado ao cancioneiro do compositor por Leila Pinheiro, cantora paraense que, desde os anos 1980, tem os caminhos profissionais cruzados com o de Menescal.


(Créditos das imagens: Roberto Menescal com Moska, Zélia Duncan e Joyce Moreno na gravação do especial do Canal Brasil. Reprodução de Facebook)

Deixe uma resposta