Série documental foca trajetória de Gal ao longo de 50 anos de carreira


Os plurais caminhos de Gal Costa são refeitos em documentário que vai ser exibido em forma de série em canal da TV paga. O primeiro episódio de O nome dela é Gal vai ao ar no próximo domingo, 11 de junho de 2017, no canal HBO. Dirigido por Dandara Ferreira, o documentário reconta a trajetória da artista ao longo de 71 anos de vida e 53 de profissão – se o show coletivo Nós, por exemplo, apresentado em 1964 em Salvador (BA), for tido como o marco zero do percurso de Gal como cantora. O filme entrelaça imagens de arquivo com depoimentos inéditos de nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Tom Zé.


O primeiro episódio, De Maria da Graça a Gal, foca a fase pré-fama em que a futura cantora era conhecida pelos amigos em Salvador (BA) como Gracinha ou Gau, primeira grafia do apelido que virou o nome artístico da cantora. Foi quando Gal conheceu Caetano.

O segundo episódio, Dos festivais às Dunas de Gal, narra a transformação da cantora na musa tropicalista, voz resistente que manteve hasteada no Brasil a bandeira da contracultura enquanto os amigos da vida e do movimento pop de 1967 / 1968, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, estavam exilados na Europa. O show Fa-Tal – Gal a todo vapor (1971 / 1972) é o marco dessa fase.


O terceiro episódio, Da contracultura ao pop, mostra a transição de Gal para um repertório de apelo mais pop e popular. Foi a fase tropical que rendeu álbuns como Gal tropical (1979) e Fantasia (1981) – LP que transformaram Gal na grande vendedora de discos que, até então, ela nunca tinha sido, em que pese todo o prestígio conquistado até então.


Por fim, o quarto e último episódio, Do futuro ao presente, flagra Gal nos bastidores de Estratosférica (2015), show comemorativo dos 50 anos de carreira fonográfica e 70 anos de vida desta artista que recuperou o fôlego e a gana a partir do instantaneamente antológico álbum Recanto (2011), arquitetado e copilotado por Caetano Veloso. Produzida pela Popcon, o documentário O nome dela é Gal vai ao ar ao longo de quatro domingos sempre às 22h.


(Crédito da imagem: extração do trailer do documentário O nome dela é Gal)

Deixe uma resposta