‘Encontro de Violeiros’ do DF oferece shows, debate, oficinas e exposição

A dupla Volmi Batista e Aparício Ribeiro, uma das atrações do Encontro de Violeiros e Violeiras do DF, que acontece na Casa do Cantador, no DF, entre quinta e domingo (17 e 20) (Foto: Arquivo Clube do Violeiro Caipira do DF/Divulgação)A dupla Volmi Batista e Aparício Ribeiro, uma das atrações do “Encontro de Violeiros e Violeiras do DF”, que acontece na Casa do Cantador, em Ceilândia, de quinta a domingo (17 a 20) (Foto: Arquivo Clube do Violeiro Caipira do DF/Divulgação)

A Casa do Cantador, em Ceilândia, recebe de quinta a domingo (17 a 20) a 16ª edição do “Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal”. O evento tem shows, oficinas, exposição, debates e artistas da capital, de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná. A entrada é franca.

saiba mais

O encontro foi criado em 2001, em Brazlândia, e desde 2013 foi incorporado ao calendário oficial de eventos do DF. A partir deste ano, o programa passa a ser itinerante.

A escolha pela Casa do Cantador acontece porque o espaço completa 30 anos em 2016 – o local é considerado o “palácio da poesia e da literatura de cordel” do DF. O encontro tem oficinas temáticas e mostra de instrumentos e objetos relacionados à cultura caipira.

A dupla que abre o evento é composta pelos goianos André e Andrade, que completam 40 anos de carreira. Outros destaques são Zé Mulato e Cassiano, as paulistas Juliana Andrade e Jucimara e a violeira Karen Parreira, de Ceilândia.

A dupla Ênio Lima e Gustavo Neto, atração do Encontro de Violeiros do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)A dupla Ênio Lima e Gustavo Neto

(Foto: TV Globo/Reprodução)

Ao longo dos anos, o festival recebeu nomes famosos dentro do segmento, como Almir Sater, Irmãs Galvão e Renato Teixeira, entre outros. O evento é realizado pelo Clube do Violeiro Caipira de Brasília, presidido pelo violeiro e produtor cultural Volmi Batista da Silva, uma das atrações da programação.

O objetivo do encontro é dar maior visibilidade à música caipira brasileira, abrir portas e criar um espaço para mostrar a grande produção de música caipira no DF, no Entorno e em todo o território nacional. Os organizadores também querem promover uma reflexão sobre a cultura popular do país.

Programação

Quinta-feira (17)

19h – Abertura da exposição “Elementos da música caipira”

20h – Apresentação de violeiros: Karen Parreira – Homenagem ao violeiro Mozar Feliciano

21h40 – Abertura oficial

22h – show de abertura: André e Andrade (GO)

Sexta-feira (18)

20h – Apresentação de violeiros: Sinval Gomes e Diamantino; Paulo Cruz e Zé Eduardo (SP); Ânderes e Fernande; Jacarandá e Braúna; Zé Mulato e Cassiano; Pereira da Viola

Sábado (19)

9 às 12h – oficinas de viola e troca de saberes (Dyego/Gustavo)

14h – Anfiteatro – Lançamento da revista “Cadeia produtiva da música e viola caipira”

Debate: “Criação do dia nacional da música e viola caipira”

20h – Apresentação de violeiros: Dyego e Gustavo; Idelbrando e Barcellus; Thiago Henrique; Vanderley e Valtecy; Ênio Lima e Gustavo Neto; Galvan e Galvãozinho

Domingo (20)

15h – Apresentação de violeiros: Orquestra Roda De Viola; Maike Rener e Valter Neto; Volmi Batista e Aparício Ribeiro; Macedo e Mariano; Juliana Andrade e Jucimara

18h30 – show de encerramento com: Lucas Reis e Thácio

Atrações diárias e permanentes

Barracas de comidas típicas e artesanato

Exposições de instrumentos musicais, capas de discos e cartazes.

’16º Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal’

Data: de quinta a domingo (17 a 20)

Local: Casa do Cantador – quadra 32, área especial G – Ceilândia Sul

Entrada franca

Informações pelos telefones: (61) 3301-5888 / (61) 9964-7945; pela internet

Deixe uma resposta