Bataclan vai reabrir em 12 de novembro com show de Sting

Ferido é retirado de maca da casa de shows Bataclan, local que sofreu ataque terrorista em Paris (Foto: Thibault Camus/AP)Ferido é retirado de maca da casa de shows Bataclan, local que sofreu ataque terrorista em Paris (Foto: Thibault Camus/AP)

A casa de espetáculos Bataclan em Paris vai reabrir no dia 12 de novembro, véspera do aniversário de um ano do ataque extremista que deixou 90 mortos, com um show de Sting, anunciaram o cantor britânico e o proprietário do local, Lagardère Unlimited Live Entertainment.

A renda do show será doada para as associações “Life For Paris” e “13 Novembre: Fraternité et Liberté”, de acordo com o site oficial do artista britânico, segundo a France Presse.

“Temos duas tarefas importantes ao reabrir o Bataclan: celebrar e honrar os que perderam a vida no ataque do ano passado e celebrar a música e a vida que representa esta casa de espetáculos mítica”, afirmou Sting em um comunicado.

O cantor se apresentou no mesmo local no início da carreira com o grupo The Police.

Depois de Sting estão programadas apresentações no Bataclan do cantor britânico Pete Doherty, da também britânica Marianne Faithfull, do senegalês Youssou Ndour, da banda tuaregue Tinariwen, da franco-israelense Yael Naim e do grupo francês FFF, de acordo com a France Presse.

Ataque

No dia 13 de novembro de 2015, o grupo extremista Estado Islâmico cometeu ataques coordenados dentro da casa de espetáculos, nas ruas de Paris e perto de um estádio de futebol ao norte da capital francesa. Mais de 130 pessoas morreram – 80 apenas no Bataclan. Após os ataques, passou por uma reforma.

No dia do ataque, o show da banda de rock americana Eagles of Death Metal foi interrompido por três jihadistas armados e vestindo cintos explosivos. Eles dispararam aleatoriamente contra o público presente.

O Bataclan, que é uma das casas de espetáculos mais famosas de Paris, tem capacidade de cerca de 1,5 mil pessoas.

Desde sua reinauguração na década de 1970, a casa tornou-se um local popular das noites parisienses, recebendo muitas estrelas da música francesa e internacional.

Construída em 1864 sob o nome “Grand Café chinois – Théâtre Bataclan”, depois reaberta em 1952, seu nome refere-se a Ba-ta-clan, uma opereta de Offenbach. A propriedade é um monumento histórico.

Deixe uma resposta