Veja atrações gratuitas para curtir em SP no feriado de Finados

Pessoas se refrescam às margens de lago do parque do Ibirapuera, em São Paulo. A temperatura na cidade chegou a 30ºC nesta quarta-feira (6) (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)Parque do Ibirapuera recebe cinema ao ar livre no encerramento da Mostra Internacional (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Há atrações gratuitas para curtir o feriado de Finados, em 2 de novembro, em São Paulo. Dentre a programação dos Museus do Estado de São Paulo, a entrada no Museu da Casa Brasileira será gratuita.

saiba mais

Na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, a instalação “Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz”, apresenta uma peça infantil para as crianças.

Também há atrações do último dia da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibição do longa islandês Heartstone em 15 CEUs e o encerramento da mostra no Auditório do Ibirapuera, com projeção ao ar livre do longa “A General, de 1926”. A música será realizada pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Veja algumas opções para o feriado:

“Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz”

Apresenta uma proposta de caráter multidisciplinar, relacionando artes visuais, narração de histórias e teatro. O fio condutor da instalação é a história do jovem Shtim Shlim que busca se tornar mago e descobrir como exercer seus poderes com ciência, coragem e compaixão. Criada pelo grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias e inspirada num conto popular dos povos nômades do norte da África, a instalação tem direção artística da educadora e contadora de histórias ganense Inno Sorsy e supervisão cenográfica da atriz e artista visual Analu Prestes. O espetáculo recebeu prêmios de melhor espetáculo e melhor cenário pelo 10º Prêmio Zilka Sallaberry.

 O público participa do projeto de duas maneiras: através das apresentações e visitando a instalação em que o espectador interage com o cenário desta aventura. Entres as peças, está uma árvore de quatro metros de altura, um cão da raça galgo de dois metros e uma extensa cama de gato que permite o visitante atravessá-la.

Serviço:

SHTIM SHLIM – O SONHO DE UM APRENDIZ

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)

Espetáculos: De 8 de outubro a 20 de novembro (sábados, domingos e feriados)

Horário: às 16h (distribuição de senhas 30 minutos antes).

Duração: 50 minutos

Informações: (11) 3321-4400

Classificação indicativa: Livre

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

– 40ª Mostra Internacional de Cinema 

Em 15 CEUs, será exibido gratuitamente, às 15:40, o islandês Heartstone. São eles: CEU Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Feitiço da Vila, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos, Vila Atlântica e Vila do Sol.

Às 20:30, será realizado o encerramento da mostra, na área externa do Auditório do Ibirapuera, com a apresentação especial de “A General”, de Clyde Bruckman e Buster Keaton, de 1926, (cópia restaurada), com execução da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Heartstone

Em uma remota vila de pescadores na Islândia, os adolescentes Thor e Christian têm um verão turbulento. Enquanto um tenta ganhar o coração de uma garota, o outro descobre novos sentimentos pelo melhor amigo. Quando a estação termina e a natureza hostil da Islândia reassume seu lugar, chega o momento deles enfrentarem a vida adulta.

A General

O maquinista Johnnie Gray tem duas grandes paixões: sua locomotiva, “a General”, e a jovem Annabelle Lee. Quando a Guerra Civil Americana (1861-1865) tem início, o rapaz não é aceito como combatente, uma vez que seria mais útil como engenheiro da linha férrea. Sua amada, no entanto, passa a achá-lo covarde por não lutar. É quando “a General” e Annabelle são sequestradas por espiões da União, e Johnnie precisará correr atrás de ambas, em uma movimentada aventura pela ferrovia.

Encerramento da 40ª Mostra tem exibição gratuita de A General na área externa do Auditório Ibirapuera.  O evento terá início às 19h30, com a divulgação dos premiados da Mostra.  A projeção da cópia restaurada do longa terá acompanhamento musical da Orquestra Juvenil de Heliópolis.

Serviço                                                                                       

Dia 02 de novembro, Quarta-feira

Auditório Ibirapuera – área externa – Portão 2 (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº)

Entrada gratuita

19h30 Cerimônia de encerramento;

20h30 Exibição de A General

– Aventura Piraçara

A companhia ParaladosanjoS está em cartaz com o espetáculo Aventura Piraçara, no Espaço Parlapatões. As apresentações são às quartas e quintas, às 19:30.

A peça investiga as diferenças culturais em várias cidades do Estado de São Paulo como, por exemplo, a diferença entre um caiçara (morador do litoral) e um caipira (morador do interior). Com direção de Raquel Scotti Hirson, a montagem narra algumas histórias coletadas nas várias viagens da trupe para cidades do interior e do litoral paulista. A ideia é extrair a poesia do chão de terracota e do etéreo azul do mar, dos causos, dos afetos, dos tijolos, das comadres e das redes de pesca.

Os personagens Seu Coruja, Adãomir, Seu Benedito, Cilinho, Rute, Didinho, Luna e Dona Rosa estimulam o espectador a realizar uma viagem a seu próprio interior e litoral. A encenação pesquisa técnicas de mímeses corpórea, teatro físico, projeções de vídeo e instalações. O elenco conta com a participação de Marcos Becker e Marília Ennes.

A temporada vai até 17 de novembro (exceto no dia 16). A entrada é gratuita.

Serviço:

Espaço Parlapatões

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação

De 19/10 a 16/11:  Quartas e Quintas às 19:30

Entrada gratuita

– Show Marina Melo

A paulistana Marina Melo apresenta-se em 2 de novembro, no Itaú Cultural, com o show Soft Apocalipse. A cantora e compositora reuniu 13 faixas em seu disco de estreia, com letras que contrapõem críticas a questões contemporâneas com a delicadeza de temas íntimos, como a saudade; a cantora Laya fará participação especial no show.

Serviço

Marina Melo – Em Soft Apocalipse. Participação especial Laya

2 de novembro (quarta-feira), às 20h

Duração: 70 min

Classificação indicativa: Livre

Sala Itaú Cultural (254 lugares)

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 2 horas antes do espetáculo

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 2168-1776/1777

 

Deixe uma resposta