Médico faz réplica caseira do escudo do Capitão América com antena de TV

Projeto 'Escudo do Capitão' durou cinco dias, conta Rocha (Foto: Heriko Rocha/Arquivo pessoal)Projeto ‘Escudo do Capitão’ durou cinco dias, conta Rocha (Foto: Heriko Rocha/Arquivo pessoal)

O médico e músico Heriko Rocha é réu confesso quando o assunto é a paixão pelos quadrinhos e o universo nerd. Amor e nostaligia foram despertados pelos novos filmes da Marvel que vêm sendo as grandes atrações nos cinemas. Rocha não se conteve em apenas assistir e decidiu, com uma antena de TV, construir o seu próprio escudo do Capitão América, já deixando bem claro o seu lado nessa nova disputa proposta em ‘Capitão América: Guerra Civil’.

“Sempre fui fã de quadrinhos e super-heróis, principalmente de X-Men e Homem Aranha. Essa nova era de adaptações para o cinema trouxe de volta esse lado nostálgico, sobretudo, com a Marvel e o universo dos Vingadores. Esse filme trata de uma disputa de ideologias, retratando de forma atual diversos cenários políticos. A brincadeira entre os nerds é escolher o “lado”, e eu decidi homenagear o Capitão América e sua equipe confeccionando seu escudo que é como se fosse um símbolo desse ideal”, explica.

saiba mais

Nos cinemas, o super-herói é interpretado por Chris Evans e tem seu escudo construído por sua equipe de cientistas no primeiro filme da saga. Steve Rogers é um jovem que sonha em ser soldado e defender sua pátria e se submeteu a um soro experimental idealizado para desenvolver supersoldados para combater o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.

No filme, o escudo é feito com material fictício chamado vibranium, que possui características de alta resistência a absorção de impactos. Howard Stark, que é pai de Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro, que terá papel de destaque na guerra civil, também participa da equipe que desenvolve o escudo do Capitão América, principal equipamento de defesa do herói.

Porém, o modelo de Rocha é bem mais simples e foi moldado em uma antena de TV velha doada por uma amiga do músico e médico. A ideia partiu após assistir tutoriais na internet. “De vários objetos que recomendaram, esse foi o que achei mais acessível. Uma amiga me cedeu uma que não usava mais. Gastei com as tintas spray, durepoxi e colas”, explica.

Simples e barato, o objeto, que é uma réplica, chega a custar mais de R$ 2 mil na web, e saiu para Rocha saiu por pouco mais de R$ 100. Ele postou nas redes sociais o projeto passo a passo. Todo o processo durou cinco dias, entre os intervalos de pinturas.

Heriko Rocha é apaixonado por quadrinhos e filmes animaram o médico para a criação (Foto: Heriko Rocha/Arquivo pessoal )Heriko Rocha é apaixonado por quadrinhos e filmes

animaram o médico para a criação

(Foto: Heriko Rocha/Arquivo pessoal )

Passo a passo

No primeiro dia a antena começa a tomar forma de escudo e é lixada e preparada antes de receber as tintas azul, vermelha e branca.

No segundo dia, ele finalizou o lixamento e usou o durepoxi para preencher os buracos, além de iniciar a pintura com a base Zarcão para evitar oxidação e aumentar a aderência das tintas metálicas.

Com a base de alumínio seca, ele usou uma fita crepe em várias camadas para limitar onde a tinta vermelha não poderia pegar. Ele fez a aplicação três vezes, de cinco em cinco minutos e esperou secar, cerca de um dia.

Depois é só finalizar com a estrela e detalhes da pintura, além de anexar aparadores ajustável. E está pronto o escudo do Capitão América caseiro.

O objeto deve integrar a coleção de itens relacionados a super-heróis ostentados por Rocha, mas antes, ele foi na pré-estreia do filme nesta quarta-feira (27). O médico deve assistir novamente o filme nesta quinta e não descarta a produção de novos objetos.

“Gosto de colecionar itens da cultura pop (Marvel, Star Wars, videogames, filmes), e esse vai pra coleção. Gosto dessa cultura do DIY (do it yourself – faça você mesmo) que o americano tem e que está se difundindo no Brasil recentemente e não descarto tentar fazer outros itens posteriormente”, revela.

E você, já escolheu seu lado?

O filme

O esperado ‘Capitão América: Guerra Civil’ estreia no cinema de Rio Branco nesta quinta-feira (28). O terceiro filme estrelado pelo super-soldado Steve Rogers (Chris Evans) conta como o ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro.

Deixe uma resposta