William Shakespeare é homenageado no CCBB com ‘Macbeth’ e seminário

O diretor e ator britânico Greg Hicks (ao fundo, à direita), especialista em Shakespeare, comanda ensaios da montagem de 'Macbeth' que estreia nesta quarta-feira (20) no CCBB-SP (Foto: Divulgação)O diretor e ator britânico Greg Hicks (ao fundo, à direita), especialista em Shakespeare, comanda ensaios da montagem de ‘Macbeth’ que estreia nesta quarta-feira (20) no CCBB-SP (Foto: Divulgação)

Os 400 anos da morte do escritor inglês William Shakespeare (1564-1616) são tema de uma série de eventos que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) promove a partir desta quarta-feira (20) e segunda-feira (25). O autor, considerado um dos maiores de todos os tempos, morreu em um 23 de abril.

O destaque da homenagem – que se chama Fórum Shakespeare e prevê teatro, seminários, palestras, debates e oficinas, tudo de graça – é a encenação da peça “Macbeth”, uma das obras obras-primas de Shakespeare. As sessões acontecem quarta-feira, sexta-feira (22), sábado (23) e segunda-feira (25).

A releitura é uma espécie de “Shakespare com sotaque brasileiro”. O assistente de direção é Carlo Alexandre T. da Silva, que é mestre de capoeira e levou esta influência para a montagem.

Quem conduz este Macbeth ousado é um especialista em William Shakespeare, o premiado ator e diretor inglês Greg Hicks. Considerado um dos grandes autores shakespearianos de sua geração, ele é membro da Royal Shakespeare Company. Já o elenco é formado por nove jovens atores brasileiros.

Em vídeo gravado pela produção nos bastidores da peça, Hicks comentou: “O que nós fizemos foi virar a peça de ponta cabeça”. Também falou que não existe melhor lugar do que São Paulo para montar “Macbeth” atualmente, graças à complexidade do momento atual e ao que ele chama de “energia da cidade”.

Fórum Shakespeare no CCBB-SP – de 20 a 25 de abril

‘Macbeth’

Quarta-feira (20), às 20h

Sexta-feira (22), às 16h e às 20h

Sábado (23), às 20h

Domingo (24), às 16h e às 19h

Segunda-feira (25), às 20h

Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil. Ingressos gratuitos – retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro

Seminário Fórum Shakespeare

Quando: sábado (23), das 10 às 17 horas

Ingressos gratuitos e limitados – retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do CCBB

Para marcar o aniversário dos 400 anos da morte do grande dramaturgo inglês, o Fórum Shakespeare reúne grandes artistas e acadêmicos do Brasil e do Reino Unido para um dia de palestras, debates e revelações. Explorando temas críticos de sua obra para o mundo atual, Shakespeare: Rupturas e Suturas alia-se corajosamente ao bardo para explorar perguntas sobre conflitos culturais, traumas, poder, mídia e corrupção.

Programação do Seminário

10h: Abertura: Martin Dowle, Diretor, British Council Brazil

10h15: “De que modo Shakespeare ainda nos provoca?”

Paul Heritage (Professor Titular de Drama e Performance, Queen Mary University of London; Diretor, People’s Palace Projects) introduz a programação do dia

10h30 – 11h30: Um Shakespeare para o Brasil

Conversa entre Marcos Barbosa (Dramaturgo e Professor no Centro de Artes e Educação Célia Helena, São Paulo) e Marcio Meirelles (Encenador e Diretor Artístico, Teatro Vila Velha, Salvador)

11h30 – 11h45: café

11h45 – 12h45: Traumas Shakespearianos. Apresentação Legados da Colonização: ‘The Maori Merchant of Venice’ (‘Um Mercador de Veneza Maori’)

Com Catherine Silverstone (Professora de Drama, Teatro e Performance, Queen Mary University of London)

Debatedora: Verônica Fabrini (Professora do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp e Diretora da Boa Companhia)

12h45 – 13h45: almoço

13h45 – 14h45: Worlds Apart | Mundos separados: Shakespeare de perto e distante Apresentação Onde está A Tempestade?, por Jerry Brotton (Professor Titular de Estudos da Renascença, Queen Mary University of London)

Debatedora: Silvana Garcia (Professora da Escola de Arte Dramática, USP)

14h45 – 16h: Preparando-se para Shakespeare: o trabalho do ator

Discussão com Greg Hicks (Artista Associado, Royal Shakespeare Company), Vik Sivalingam (Diretor e Artista Residente da Royal Shakespeare Company 2008- 2011), Catherine Paskell (Artista Associada, National Theatre of Wales). Mediador: Celso Frateschi (Ator, Professor da Escola de Arte Dramática da USP e Diretor Artístico do Ágora Teatro)

16h00 – 16h15: Café

16h15 – 17h15: Notícias do Mundo: Poder, Corrupção e Mentiras

Apresentação de Joad Raymond (Professor Titular de Estudos da Renascença, Queen Mary University of London).

17h15: Considerações finais

Jerry Brotton e Paul Heritage

17h30: Encerramento

CCBB-SP

Rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP

Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô

Informações: (11) 3113-3651/3652

Peça e seminário: entrada franca mediante retirada de senha a partir de 1 hora antes do início do evento.

Teatro: 130 lugares

Auditório: 45 lugares

 

Deixe uma resposta