Assista ao trailer de ‘Galeria F’, sobre preso político da ditadura militar

O documentário “Galeria F”, que retrata a história de um ex-preso político condenado à morte que escapou da ditadura no Brasil, ganhou nesta quarta-feira (6) seu primeiro trailer (assista acima).

saiba mais

O filme foi selecionado para a mostra competitiva da 21ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários(veja, abaixo, os horários e locais das sessões).  

A sinopse oficial de “Galeria F” informa que Theodomiro Romeiro dos Santos, o Theo, tinha 14 anos quando começou a combater o regime militar. Acabou detido e torturado aos 18 anos. Depois, passou quase uma década preso. 

A ideia de “Galeria F” é acompanhar Theo revendo o episódio 40 anos depois, agora acompnhado do filho, Guga. O longa tem duas linhas narrativas, intituladas “A prisão” e “A fuga”.

A primeira linha narrativa começa em 27 de outubro de 1970, ocasião em que Theo foi preso junto com um amigo. Na abordagem, Theo pegou a arma de um sargento à paisana que participava da operação e o matou. Terminou preso, torturado e condenado à morte.

A segunda linha narrativa começa em 1979, no presídio Lemos de Brito, em Salvador. Na época, fazia nove anos que Theo estava preso. Passou, então, a ser capado em todo o país. Ao longo de dois meses e meio, se escondou em fazendas no litoral e no interior da Bahia.

‘Galeria F’ no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários

Dia 10 de abril, domingo, CineArte, São Paulo, às 19h 

Dia 11 de abril, segunda-feira, CineArte, São Paulo, às 13h

Dia 12 de abril, terça-feira, Espaço Itaú Botafogo, Rio de Janeiro, às 21h

Dia 13 de abril, quarta-feira, Espaço Itaú Botafogo, Rio de Janeiro, às 13h

Theo visita sua antiga cela, na Galeria F, no presídio Lemos de Brito, em Salvador (Foto: Divulgação)Theo visita sua antiga cela, na Galeria F, no presídio Lemos de Brito, em Salvador (Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta