Brasília recebe ‘Cerrado Jazz Festival’ até domingo

O músico Laurent de Wilde, atração do "Cerrado Jazz Festival" (Foto: Sylvain Gripoix/Divulgação)O músico Laurent de Wilde, atração do “Cerrado Jazz Festival” (Foto: Sylvain Gripoix/Divulgação)

A área externa do Museu Nacional da República, em Brasília, recebe a partir desta sexta-feira (28) o Cerrado Jazz Festival, com shows gratuitos de diversos artistas, entre eles o pianista francês Laurent de Wilde, o multi-instrumentista Carlos Malta e o jovem guitarrista brasiliense Pedro Martins, premiado na edição deste ano do Festival de Montreaux, no Suíça.

saiba mais

O evento pode ser visto nesta sexta e sábado, a partir das 22h, e no domingo, após as 19h. O festival é uma produção do Beco da Coruja e co-produção do Cena Contemporânea.

O intuito do evento é criar um espaço para expressão do jazz “em sua concepção mais genuína” e incluir a capital no circuito nacional de grandes festivais internacionais de jazz e música instrumental.

Na noite de abertura, as atrações são Alex Queiroz Quarteto e Laurent de Wilde e Power Trio. No sábado, sobem ao palco Junior Ferreira e Victor Angeleas, Trio Corrente e Carlos Malta Quarteto. Pedro Martins e Rosa Passos.

Carlos Malta é conhecido como 'O Escultor do Vento' (Foto: Divulgação / Fundação Cultural de Curitiba)O músico Carlos Malta, conhecido como ‘O Escultor do Vento’, atração de festival de jazz em Brasília

(Foto: Fundação Cultural de Curitiba/Divulgação)

No palco

O contrabaixista  Alex Queiroz, de Brasília, abre o festival apresentando composições próprias e músicas do álbum “Aos mestres”, que reúne obras de Cartola e Nelson Cavaquinho arranjadas para quarteto jazzístico. Alex é acompanhado pelo baterista Allen Pontes, o pianista Flávio Silva e o saxofonista Carlos Cárdenas.

A noite termina com o pianista francês Laurent de Wilde e Power Trio. Pela primeira vez, ele executa músicas de “Over the clouds” e outras composições. O álbum lançado em 2012 presta homenagem a Duke Ellington e o mestre do afrobeat Fela Kuti.

O guitarrista Pedro Martins, premiado no Montreux Jazz Festival (Foto: Divulgação)O guitarrista Pedro Martins, premiado no Montreux Jazz Festival (Foto: Divulgação)

A noite termina com o pianista francês Laurent de Wilde e Power Trio. Pela primeira vez, ele executa músicas de “Over the clouds” e outras composições. O álbum lançado em 2012 presta homenagem a Duke Ellington e o mestre do afrobeat Fela Kuti.

O acordeonista Junior Ferreira e o bandolinista Victor Angeleas abrem a segunda noite. Em seguida, o público cofere o Trio Corrente, de São Paulo, ganhador do Grammy Award e do Latin Grammy em 2014, na categoria Melhor Álbum Latin Jazz. O grupo é formado por Fábio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro, que apresentam clássicos do choro e da MPB com repertório autoral.

A cantora Rosa Passos, atração de encerramento do "Cerrado Jazz Festival", em Brasília (Foto: Divulgação)A cantora Rosa Passos, atração de encerramento do “Cerrado Jazz Festival”, em Brasília (Foto: Divulgação)

Com saxofone e flauta, o compositor, orquestrador, educador e produtor musical Carlos Malta fecha a noite com repertório que inclui afro-sambas de Baden Powel e Vinícius de Moraes e sucessos de Elis Regina. Conhecido como “O Escultor do Vento”, o músico é acompanhado por André Siqueira (guitarra), Augusto Mattoso (baixo) e Di Steffano (bateria).

Vencedor do prêmio de “Melhor Guitarrista Solo” na 49ª edição do Montreux Jazz Festival, na Suíça, Pedro Martins é a primeira atração do domingo. O encerramento do festival fica por conta da cantora Rosa Passos, musicista conceituada no circuito mundial de jazz e reconhecida em países como Espanha, Japão, China e Estados Unidos. 

Programação

Sexta-feira (28)

22h – Alex Queiroz Quarteto

23h30  – Laurent de Wilde e Power Trio

Sábado (29)

22h  – Junior Ferreira e Victor Angeleas

23h  – Trio Corrente

24h  –  Carlos Malta Quarteto 

Domingo (30)

19h  – Pedro Martins

20h – Rosa Passos

Deixe uma resposta