Renato Teixeira é homenageado com show de artistas do Vale do Paraíba

Fonte de inspiração para as músicas de Renato Teixeira, o Morro da Imaculada é palco de uma festa que homenageia o cantor e compositor. Definido por ele como ‘ninho da cultura popular de Taubaté’, o local recebe neste sábado (22) um tributo com releituras de canções de sucesso do artista (veja vídeo). No domingo (23), o próprio Renato faz show e encerra a tradicional Festa da Imaculada.

Durante a juventude, Renato Teixeira viveu cerca de dez anos em Taubaté e até hoje mantém uma ligação forte com a cidade. Segundo ele, isso sempre se refletiu em suas canções. “Em Taubaté, aprendi a olhar para as coisas e fazer isso virar música”, afirmou.

Palco da homenagem para ele, o Morro da Imaculada também não escapou dos olhares do compositor. Em 1979, o cantor lançou uma música em homenagem ao local, onde reforça o espaço como um espaço de manifestação cultural.

Renato Texeira percorrerá municípios mato-grossenses com Orquestra (Foto: Divulgação/ Orquestra de MT) Além do tributo, o cantor Renato Teixeira faz show

neste domingo (23) na Festa do Folclore

(Foto: Divulgação/ Orquestra de MT)

“Morro da Imaculada para mim é um centro de cultura popular. Ele está meio triste porque perdeu um pouco do vigor que tinha, mas isso não é uma coisa que não se recupere. Morro da Imaculada é o povo se manifestando com coisas, formas, conceitos específicos. É o ninho da cultura popular de Taubaté”, disse.

Homenagem

O tributo à Renato Teixeira será feito por 13 artistas da região neste sábado (22), às 21h. Com direção musical de Toninho Mattos, o projeto é preparado há meses e o material teve aprovação do próprio homenageado, que acompanhou um dos ensaios.

“Conheço muita gente, sou da cidade, ser homenageado na sua própria cidade é um reconhecimento muito grande. Não sei se mereço tanto. Continuo sendo o mesmo cara de quando estava aí. Me sinto em casa, é uma sentimento incrível”, afirma Renato.

Além de Toninho, participam da homenagem os músicos Twyla Correia, Kika, Camilo Frade, Teteco dos Anjos, João de Oliveira, Rafinha Acústico, Pedro Freire, Lucas Bernoldi, Sérgio Janicki, Gustavo Lessa, Fábio Machado e Diego Luz.

“Busquei com cada um dos cantores que eles colocassem um pouco deles dentro da canção. Fomos buscando essa característica de uma nova interpretação nas músicas, juntamos as peças e o resultado está muito legal”, afirmou Toninho.

Festa do Folclore

Taubaté recebe até domingo (23) a 55ª edição da tradicional Festa do Folclore. Todas as atrações são gratuitas e acontecem na Rua Imaculada. A programação completa está disponível na página oficial do evento.

saiba mais

 

Deixe uma resposta