Banksy inaugura Dismaland, parque para ‘anarquistas principiantes’

Sátira da Disney criada por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)Sátira da Disney criada por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)

O artista britânico Banksy anunciou nesta quinta-feira (20) a abertura de Dismaland, um “parque temático familiar para anarquistas principiantes” em Somerset, região litorânea ao oeste do Reino Unido.

Banksy, que mantém em segredo sua verdadeira identidade, criou na cidade de Weston-super-Mare, em um local abandonado há 15 anos, uma versão satírica da Disneylândia, com várias estruturas gigantes, entre elas um castelo semelhante ao da Cinderela e um tanque cheio de refugiados.

O nome do parque é um trocadilho com “dismal” (sombrio, em português) e a Disneyland. O parque é um cenário de futuro distópico criado pelo artista britânico conhecido pela visão negativa do capitalismo.

Este é um dos maiores projetos do artista até o momento e, como a maioria de suas obras e atuações, foi realizada com especial sigilo.

Até esta semana, os residentes na cidade inglesa pensavam que a construção da enorme decoração de Banksy, que acredita-se ter cerca de 36 anos, era parte de uma filmagem de Hollywood.

Os visitantes, que terão que pagar três libras (R$ 16) para entrar no parque, poderão pedir na entrada um crédito para dispor de mais dinheiro com uma taxa de juros de 5.000%.

“É uma exposição de arte e entretenimento para anarquistas principiantes”, disse Banksy em comunicado sobre a Dismaland, que ocupará uma superfície de mais de 10 mil metros quadrados.

Não é a primeira vez que Banksy utiliza este nome, posto que faz vários anos fez um grafite de Mickey Mouse junto à frase: “Bienvenido a Dismaland. A vida não é sempre um conto de fadas”.

“É um parque temático familiar inadequado para crianças”, assinalou o artista.

“Estivemos trabalhando lado a lado com os organizadores durante muitos meses. Por razões óbvias devíamos ser cautelosos sobre a informação que gerávamos. De fato, só quatro pessoas na prefeitura sabiam o que estava sendo feito”, afirmou Nigel Ashton, responsável pela autoridade municipal de North Somerset.

“Me sinto profundamente orgulhoso de poder abrigar em Somerset esta exibição. Pude vê-la quando estava sendo montanda semana passada e tenho que dizer que é maravilhosa. Entretém e dá muito no que pensar”, ressaltou.

Cercado de mistério e polêmica, pouco se sabe sobre a biografia de Banksy, que ficou mundialmente conhecido por seus satíricos desenhos que denunciam os problemas da sociedade atual.

Escultura em 'parque temático' que fa sátira da Disney, criado por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)Escultura em ‘parque temático’ que fa sátira da Disney, criado por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)
Sátira da Disney criada por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)Sátira da Disney criada por Banksy na Inglaterra (Foto: Reuters/Suzanne Plunkett)

Deixe uma resposta