Apple Music chega em um mês a 11 milhões de usuários

Music, novo serviço de streaming da Apple. (Foto: Divulgação/Apple)Music, novo serviço de streaming da Apple. (Foto: Divulgação/Apple)

A Apple registrou 11 milhões de usuários em seu serviço de streaming de música, um mês após o lançamento da plataforma, afirmou Eddy Cue, vice-presidente de serviços de internet e software da companhia, ao jornal “USA Today”, segundo reportagem publicada nesta quinta-feira (6).

O executivo acrescenta que, desse total, 2 milhões de pessoas optaram pelo pacote família, que permite o uso do Apple Music para até seis pessoas. No Brasil, o pacote individual custa US$ 5 e o familiar, US$ 8.

Os números são dos usuários que gozam da fase de teste da ferramenta, já que, lançada em 30 de junho em 100 países, oferece três meses de acesso gratuito.

saiba mais

A partir de outubro, os usuários de primeira hora deverão escolher se saem ou permanecem no serviço. Caso todos os 11 milhões se tornem assinantes, o Apple Music terá mais da metade dos pagantes que o Spotify tinha em junho. Considerando também as pessoas que ouvem de graça, o rival sueco possui 75 milhões de usuários.

Veja abaixo o que o serviço oferece:

Biblioteca

O aplicativo permitirá que os usuários ouçam suas próprias músicas, sejam elas compradas na iTunes Store, importadas de um CD ou baixadas de um blog de música.

São cerca de 30 milhões de canções no catálogo do serviço. No ato do lançamento, os usuários poderão subir até 25 mil músicas de seu acervo pessoal. Mas esse número subirá. Eddy Cue, vice-presidente da Apple para serviços e software de internet, garantiu que o limite será de 100 mil faixas quando o novo sistema iOS 9 for lançado — o que ainda não tem data para ocorrer.

For You

Outra novidade é o For You, ferramenta que recomenda novas canções e artistas. “Não são só os algoritmos, são recomendações feitas por nossos experts”, afirmou Cue, durante o lançamento do serviço.

Para que o sistema componha um perfil do usuário, ele será solicitado a indicar algumas de suas preferências. Conforme mais músicas forem sendo ouvidas ou rejeitas, o sistema amplia o conhecimento a respeito do perfil musical do usuário. Assim, as sugestões feitas vão ficando mais precisas com o tempo.

Radio

Uma das novidades do serviço são as rádios, entre as quais a principal será a Beats 1, com programação que funciona 24 horas por dia durante toda a semana. Estarão por trás do canal Zane Lowe, Ebro Darden e Julie Adenuga, que possuirão programas na Beats 1.

Já as rádios temáticas terão canções e programas temáticos. São, pelo menos, 15, que tratarão de temas como os ritmos hip-hop e blues ou de músicas com uma determinada atmosfera como os canais “chill”, “on the floor” e “All-city”.

Connect

O Music terá uma função chamada Conect, que permitirá que os fãs de um cantor acompanhem as publicações dele, como as fotos, atualizações de Facebook e Twitter.

O Music terá alta integração com a assistente pessoal Siri. Será possível, por exemplo, pedir para ela “tocar as melhores músicas de 1994” ou “a música número um de fevereiro de 2011”. Os usuários poderão ouvir músicas compradas no iTunes ou de CDs físicos.

Deixe uma resposta